sábado, 18 de outubro de 2008

RELATO DO CURSO

O Curso “Introdução à Educação Digital”, voltado à formação de professores e gestores da educação básica, visou contribuir para a inclusão digital buscando motivar e preparar os profissionais a utilizarem computadores e seus aplicativos, bem como outros recursos tecnológicos (TV Multimídia, Internet, e outros programas de computadores além daqueles disponíveis no LINUX Educacional 2.0). Não se tratou de um curso apenas para uso de hardwer, mas principalmente estimulou a todos os participantes e levou a refletir sobre o porquê e para que utilizar essas tecnologias, oferendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas sobre diversos temas que fazem parte da sua prática docente.
Os temas escolhidos, as atividades propostas, bem como todo o encaminhamento metodológico do curso levou a todos a buscar informações, pesquisar novas técnicas e principalmente a vivenciar toda a aprendizagem envolvida no curso, que foi distribuído em 20 horas presenciais e 20 horas à distância. As atividades práticas se desenvolveram com a criação de uma pasta para armazenamento de textos e outras atividades produzidas no decorrer do curso como: um e-mail no Gmail, um Blog para postagem e compartilhamento dos trabalhos realizados, Lista de Blogs dos cursistas, Hiperlink, construção e conversão de slides, postagens de vídeos, pesquisas na internet, etc.
Esse curso propôs a cada um de nós que mude a própria postura e o modo como utiliza o computador, seja como ambiente tecnológico, como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e trabalhar com os colegas e com os alunos na escola, de forma individual, em grupos e entre grupos.

2 comentários:

MARA CRTE-PROINFO INTEGRADO disse...

Lourdes
Você conseguiu vencer todas as etapas do curso"Introdução à Educação Digital.Parabéns!
Valeu o esforço!
Um grande abraço !
Gostei muito de trabalhar com você.
Maranilde

Lourdes No7 disse...

Olá Maranilde. Também gostei muito de trabalhar com vc. Espero realizar outros cursos tão agradáveis como este. Desculpe ter respondido só agora.
Feliz Natal e próspero Ano Novo. Abraços.

Vc é Mara!!!!!!!